Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Faculdade é condenada a indenizar por causa de demora para expedir diploma

há 5 anos

A Universidade foi condenada a indenizar em R$ 5 mil, por danos morais, uma ex-estudante que, após graduar-se, demorou quatro anos para conseguir obter o diploma de conclusão do curso. A sentença é do juiz Henrique Santos Neubauer, da 2ª Vara de Luziânia.

Consta dos autos que a aluna formou-se em 2014 e, mesmo estando em dia com todos os pagamentos das mensalidades e aprovada em todos os períodos letivos, não conseguiu emitir o certificado de conclusão do curso. Ela requereu várias vezes o documento na faculdade, mas, sem sucesso, precisou ajuizar ação para obter o diploma. Nesse ínterim, a autora não conseguiu participar de concursos públicos que exigiam comprovação de nível superior.

Na sentença, o magistrado destacou que a demora da instituição de ensino em expedir o certificado "caracteriza verdadeiro desrespeito à dignidade da pessoa humana, tendo em conta que a atitude da requerida limitou a atuação profissional e, de certo modo, até a própria subsistência da demandante, causando prejuízos ao seu projeto de vida".

Para arbitrar os danos morais, Henrique Santos Neubauer considerou que o dano sofrido pela autora é in re ipsa, ou seja, presumido e independe da comprovação do abalo psicológico sofrido.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

  • Sobre o autorServiço jurídico especializado, de qualidade e sempre atualizado.
  • Publicações129
  • Seguidores185
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações136
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/faculdade-e-condenada-a-indenizar-por-causa-de-demora-para-expedir-diploma/686620963

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)